Pular para o conteúdo

Patologia nas Construções: o que é e como tratar

    O que é?

    O estado patológico, significa estar doentio, com alguma anormalidade, com falta de saúde. Na construção civil esta palavra pode ser usada com o mesmo sentido. Se dissermos que determinado imóvel apresenta patologias, significa que a edificação está doente, e como na medicina, devemos investigar a origem, diagnosticar e receitar o tratamento mais adequado para corrigir suas anomalias.

    As edificações são projetadas, construídas e depois utilizadas por seus usuários. E é justamente durante a fase de uso da edificação que as patologias se revelam, trazendo desconforto e riscos para os usuários. As patologias, podem ter suas falhas oriundas de projeto, durante o processo construtivo com o emprego de materiais de baixa qualidade ou pela inobservância de normas e procedimentos técnicos, ou ainda durante a fase de uso da edificação.

    Exemplo:

    Vamos supor que durante a fase de uso da edificação, o edifício comece a apresentar fissuras e trincas em suas paredes internas, causando desconforto estético e psicológico nos moradores. Neste caso, as fissuras e trincas são o que chamamos de ‘manifestação patológica’, a ação visível. Em analogia com a medicina, a manifestação patológica é como o sintoma do paciente.

    A partir deste exemplo, devemos imaginar os causadores desses sintomas e diagnosticar a origem desta manifestação patológica, para que seja possível um correto tratamento.

    Principais causas

    As patologias na construção civil são geralmente causadas por projetos deficientes, execução inadequada ou por falta de manutenções durante a fase de uso.

    Os sistemas preditivos são projetados para atender determinado tempo de vida útil, porém esta vida útil depende de manutenções preventivas de seus usuários. Podemos citar as estruturas de concreto armado de um edifício, que foi projetado para atingir uma vida útil de 50 anos. Ele só atingirá essa vida útil caso a manutenção de outros sistemas for devidamente efetuada, como a manutenção da pintura da fachada, por exemplo.

    Como tratar a patologia na construção civil

    Para o tratamento das patologias na construção civil é de suma importância o correto diagnóstico da patologia, sendo necessário o emprego de ferramentas da Engenharia Diagnóstica, disciplina que tem por finalidade realizar o diagnóstico e prescrever soluções técnicas adequadas para recuperar a edificação.

    A Engenharia Diagnóstica é parte integrante e ferramenta da Engenharia Legal, que visa elucidar por meios de vistorias, inspeções, auditorias, pericias e consultorias problemas relacionados com os edifícios, apontando as origens e seus causadores. Mas isso é assunto para outro texto.

    Entre em contato e saiba mais!